Internet fraca? Conheça as razões.

São inúmeras as vezes que já passámos pela situação de ter uma rede Wi-Fi disponível que não permite a conexão. Não é fácil encontrar uma explicação lógica por detrás destes problemas mas, de acordo com os nossos técnicos especialistas em redes, há algumas possibilidades.
Estes problemas verificam-se tanto em redes publicas como em redes privadas, pelo que é necessário saber o que fazer na altura em que este tipo de problemas nos aparecem à frente.

Deixamos aqui alguns dos principais problemas relacionados com ligações Wi-Fi inconstantes e as melhores formas de os contrariar.

Interferência de sinais

A mudança de frequência de sinal e mudança de local do ponto de acesso serão as melhores formas para garantir estabilidade da sua rede wif-fi.

Alcance insuficiente

Coloque o router no centro da sua empresa ou habitação, este é um passo vital para o bom funcionamento em toda a área, evitando assim paredes estruturais que interfiram com a qualidade do sinal. Por vezes para áreas muito grandes o ideal é ter mais que um router e alguns duplicadores de sinal, de forma a garantir um bom sinal em qualquer parte.

Conexão à rede errada

Se duas redes Wi-Fi tiverem o mesmo nome o seu smartphone ou computador poderá ligar-se à errada automaticamente. Mudar o nome poderá ser um modo de atuação.

Atualizações em falta

Verifique sempre se tem as ultimas versões instaladas dos drives Wi-Fi não há garantias que a ligação venha a ter qualidade. Deve manter o seu computador sempre atualizado.

Software instalado incompatível

Há casos em que atualizações e correções de sistemas operativos podem comprometer a qualidade do sinal. Mantenha um relatório de todas as atualizações que faz para saber o que deve desinstalar em caso de necessidade.

Excesso de acessos e sobreaquecimento do ponto de acesso

 O excesso de acessos ou de tarefas em simultâneo poderá contribuir para um sobreaquecimento do ponto de acesso. O router deverá estar localizado num ponto arejado da casa, e neste caso deverá desliga-lo durante algum tempo e voltar a liga-lo.