10 dicas no dia europeu da internet segura

Todos os dias a internet gera milhões em vendas em lojas on-line e as burlas estão a aumentar, numa época em que as crianças têm acesso à internet cada vez mais cedo. A equipa técnica da PRN Informática preparou algumas dicas para os profissionais estarem cada vez mais cientes da segurança durante a atvidade on-line..

1- Quais os site seguros para fazer compras na internet?

No canto superior esquerdo do browser onde está o url do site onde pretende efectuar uma compra, este terá de ser protegido com um “https:/” a cor verde antes do domínio do site. O melhor método de pagamento é o Paypal, ou MBnet uma vez que são gerados cartões de crédito com limite atribuído pelo utilizador. Caso veja um produto com um valor super apetitoso, estranhe sempre e verifique primeiro a veracidade do mesmo em outros sites, blogs ou até mesmo junto dos comentários desse site.

2 – Comprar On-Line fora de casa?

Evite os cibercafés para efetuar compras na Internet, já que estes equipamentos podem estar infetados com vírus ou estar a ser alvo de vigilância por terceiros. Não utilize o seu cartão de crédito para compras neste caso.

3 – Qual é o meio mais seguro para fazer compras na Internet?

O pagamento à cobrança, Mbnet, paypal, referencia multibanco, transferência.

4 – A que tipo de sinais devemos estar atentos na altura da compra?

Confirmar se o endereço electrónico que está a usar tem o “http ou https” e um cadeado no final e na barra inferior da janela.

5 – Qual é o segredo para uma boa password?

Não utilize datas de nascimento ou outras referências pessoais, já que essas são as primeiras que terceiros, com intenções maliciosas, tentam utilizar;

6 – Já é seguro guardar informação pessoal nas “clouds”?

Não é aconselhado guardar dados pessoas nem documentos confidenciais nas “clouds”. É preferível a sua digitalização/memorização em local que seja seguro e inviolável

7 – Como proceder se a conta de Facebook for “roubada”?

Não deve entrar em pânico, pois muito “hackers” fazem isso como uma brincadeira de mau gosto. Deve denunciar a situação ao centro de segurança do Facebook e solicitar aos seus contactos que façam o mesmo.

8 – O que é que não se deve postar nas redes sociais?

Não é aconselhado que se espalhe nas redes sociais que vão de férias ou se vão ausentar de casa ficando esta à mercê de potenciais criminosos.

9 – Como podemos tornar o nosso smartphone mais seguro?

Uma forma de proteger os smartphones é com uma password de acesso. Estes equipamentos podem ser facilmente perdidos ou roubados e essa password pode fazer a diferença na altura de o encontrar. Também é importante utilizar elementos que permitem dar um alerta quando esses equipamentos estão perdidos.

10 – Que cuidados devem ter as crianças quando estão on-line?

Não se deve publicar imagens dos menores na Internet. A partir do momento que lá são colocadas, deixam de ser privadas e pessoais e tornam-se públicas. Os encontros pessoais com pessoas que se conhecem na Internet é totalmente desaconselhado.