Microsoft anuncia fim do desenvolvimento do Windows 10 Mobile

O Windows 10 Mobile, anteriormente conhecido por Windows Phone, nunca se conseguiu afirmar. A adoção por parte dos utilizadores nunca foi muito expressiva, especialmente no mercado norte-americano, que é um mercado essencial para a Microsoft. Tal facto acabou por criar um ciclo vicioso e recessivo para a plataforma: a quota de mercado baixa, leva a um desinteresse por parte dos OEM em lançar smartphones com Windows Mobile e, consequentemente, ao facto de não ser compensatório desenvolver aplicações para a plataforma.

Esta complexa situação levou a que Joe Belfiore, um dos executivos mais importantes na Microsoft, anunciasse que o desenvolvimento do Windows Mobile está definitivamente estagnado, não sendo de esperar novidades: nem novas funcionalidades nem novos dispositivos.

Joe Belfiore defende que o Windows 10 Mobile já não é um bom sistema operativo para o consumidor comum, tendo estes melhores opções com mais diversidade de dispositivos e aplicações. O Windows 10 Mobile neste momento está ajustado para o mercado corporativo, onde é mais importante ter um sistema operativo fiável, simples e bem inserido com os serviços da Microsoft. As aplicações são um requisito essencial para os consumidores e o Windows 10 Mobile não consegue corresponder às necessidades nesse parâmetro.

O vice presidente corporativo da Microsoft admitiu que o desenvolvimento do Windows 10 Mobile se vai restringir apenas a atualizações cumulativas, correção de erros e atualizações de segurança. Não é de esperar que surjam novas funcionalidades, novidades ao nível do sistema operativo nem lançamento de novos dispositivos com Windows 10 Mobile. No entanto, está garantido o suporte até 2019.

Apesar de ter sido agora confirmada por um alto quadro da Microsoft, a estagnação no desenvolvimento do Windows 10 Mobile era notória, assim como a incapacidade da Microsoft em lutar com o Android e iOS no segmento dos sistemas operativos móveis. Tendo perfeita noção disso, a Microsoft abrandou o desenvolvimento do seu sistema operativo e reforçou a aposta nos seus serviços ao disponibilizá-los aos seus concorrentes, de modo a garantir que os utilizadores se mantenham em contacto com o universo Microsoft.

 

Leave a comment