Google eleva proteção do Chrome

Há muito que a Google decidiu fazer do Chrome um browser seguro e imune aos normais problemas de segurança que afetam os browsers. Para além das medidas de proteção do browser, disponibiliza ainda aos utilizadores algumas ferramentas para estes eliminarem todos os problemas.

A Google foi agora mais longe e dotou o Chrome de um antivírus que irá proteger os utilizadores do Windows de todos os perigos que podem encontrar.

O próprio Windows já tem uma solução de segurança própria, mas a verdade é que a Google resolveu dar novos níveis de proteção ao seu browser, passando este a contar com algumas ferramentas de deteção e limpeza de problemas.

O caso mais comum de problemas neste browser é a mudança do motor de pesquisa, quase sempre realizado por extensões “mal intencionadas”.

Estas vão passar a ser situações do passado e o Chrome vai passar a detetá-las e a reagir a tempo de proteger os utilizadores. Vão ter de ser estes a ordenar a limpeza, mas os alertas passam a ser mostrados assim que o problema for detetado.

Caso esta notificação seja ignorada ou se o problema for mais fundo, no endereço chrome://settings/resetProfileSettings, tudo está mais simples e com menos necessidade de intervenção do utilizador. Um simples OK limpará o seu perfil.

Por vezes os casos são sérios e difíceis de resolver, o que levou a Google a integrar também o Chrome Cleanup no Chrome. Estas medidas vêm reforçar as já existentes, como a utilização constante do Safe Browsing.

A ideia da Google não é substituir o papel dos antivírus, que recomenda que estejam presentes e atualizados, mas sim dar mais ferramentas e uma maior proteção aos utilizadores do Chrome.

Leave a comment