5 dicas para melhorar a sua rede sem fios

É sempre bastante incómodo existirem demasiados soluços nos vídeos em streaming a partir do Netflix ou aquele lag fatal nos jogos online.

Antes de contactar a sua empresa fornecedora de internet fique a saber que existem alguns procedimentos rápidos que pode executar na tentativa de melhorar o sinal da sua rede sem fios.

  • Posicione o router da forma mais eficaz possível

Antes de mais, analise o local onde o router está instalado. Sabemos que, por vezes, o próprio cabo que sai da parede define a posição e a divisão da casa onde está o equipamento, mas pode valer a pena fazer alterações a essa instalação original. Tente colocar o router na posição mais alta que conseguir, apesar de sabermos que tal nem sempre é possível. Por vezes basta retirar o router de uma prateleira inferior no armário do escritório para colocá-lo na prateleira mais acima. Se conseguir estar numa posição mais central e não a um canto do espaço, tanto melhor. Da mesma forma, tente ter o router numa divisão ao centro da casa e não numa extremidade.

  • Evite obstáculos e dispositivos que possam interferir com o sinal

Tudo o que possa incluir metal na construção pode interferir com o sinal que é libertado pelo router sem fios, desde os eventuais componentes de uma secretária, por exemplo, até outros equipamentos eletrónicos – ventiladores, computadores, monitores, telefones sem fios, etc. Até grandes espelhos e aquários podem ajudar a bloquear o sinal! É provável que o seu router não integre antenas exteriores, mas, se tal assim for, experimente colocar metade das antenas na vertical e a outra metade na horizontal. Para verificar se se notam diferenças, teste a velocidade de download de ficheiros com diferentes equipamentos e em diferentes localizações dentro e/ou fora de casa.

  • Substitua o router fornecido pela operadora

Esta é uma das medidas a seguir depois de experimentar tudo o que conseguir, pois implica investimento extra em equipamento. Contudo, se passa longas horas em torno de conteúdos multimédia em 4K (como filmes por streaming, por exemplo) e a jogar pela internet, então esta aquisição é quase incontornável. Neste sentido, várias marcas disponibilizam modelos especificamente pensados para os jogos e que incluem funcionalidades avançadas de gestão de sinal de internet e de rede sem fios.

  • Instale um repetidor de sinal Wi-Fi

Se existem algumas divisões de sua casa que teimam em não ter sinal Wi-Fi mesmo depois de tentar todas as “táticas” ao seu alcance, então a instalação de um repetidor de sinal é uma boa hipótese, sendo que, sendo assim, o ideal é colocá-lo em comunicação direta com o router de origem e o ponto que deseja cobrir com sinal sem fios.

  • Recorra a uma solução alternativa e/ou complementar: o Powerline

Este sistema de rede utiliza a instalação elétrica de sua casa para estabelecer uma ligação de rede, com forte apoio do standard Ethernet (apesar de alguns kits funcionarem também como extensores/”criadores” de redes Wi-Fi). Ou seja, basta ligar o módulo emissor ao router (por cabo Ethernet) e a uma tomada elétrica por perto, e fazer o mesmo junto de um ou mais equipamentos de rede de destino.

 

Leave a comment