IPhone X custa apenas 358 dólares em peças

Uma das maiores críticas que têm sido apontadas à Apple é o elevado preço a que o iPhone X é comercializado. Contudo, os mais de mil euros que este smartphone custa (1179€) não têm sido um impedimento para que os consumidores o comprem avidamente, embora muitos apontam este preço como uma das suas maiores “falhas”.

Uma análise recente mostra que apesar de ter este preço elevado, o iPhone X custa bem menos à Apple. Segundo os dados apresentados, o seu valor, em peças é de apenas 358 dólares.

Este valor permite concluir que, com o iPhone X, a Apple está a ter uma margem bruta de 64%, um valor bem superior aos 59%, obtidos com o iPhone 8, que é vendido por 829€.

Se muitos consideram este valor muito elevado, importa lembrar que apenas está a ser contabilizada a componente de peças e componentes do iPhone X, deixando de fora os custos relacionados com desenvolvimento e marketing.

A Apple está a conseguir comprar os componentes para a sua nova “máquina” muito abaixo do que seria esperado. Este era um cenário expectável no iPhone 8, mas não no iPhone X, que tem inúmeros elementos novos.

Segundo os analistas, tal situação apenas está a ser possível graças ao peso que a Apple tem no mercado e à sua capacidade de negociar com as empresas que produzem esses componentes.

São vários os ingredientes que elevam o preço do iPhone X mas, como se vê, a Apple conseguiu manter o seu preço abaixo do normal, garantindo assim um retorno maior para si.

 

Leave a comment