Aprenda a salvaguardar uma pasta contra Ransomware no Windows 10

O ransomware é a maior ameaça digital dentro da família do malware. Os ataques chegam normalmente por e-mail e, em poucos segundos, roubam a informação das máquinas. Em seguida é solicitado um valor monetário aos utilizadores para que possam voltar a ter acesso à informação.

Nesta área não há muitas ferramentas e o melhor é mesmo estarmos precavidos para tal ameaça. Com a atualização Fall Creators, o Windows 10 passou a ter uma funcionalidade bastante interessante.

Sabe como funciona? Nós mostrámos!

O Windows 10 é, provavelmente, um dos sistemas operativos mais seguros da atualidade. Com as constantes ameaças de Ransomware, o sistema passou a integrar uma funcionalidade que garante a total segurança de pastas do sistema.

Para ativar tal funcionalidade deve abrir o “Centro de Segurança do Windows Defender “.

Em seguida, no menu lateral esquerdo, escolha a opção “Proteção contra vírus e ameaças”

 

Depois carregue na opção “Proteção contra vírus e ameaças”

Faça scroll até encontrar a opção “Acesso controlado a pastas”.

Ative essa opção para que os ficheiros e subpastas estejam protegidos contra alterações não autorizadas por aplicações “não amigáveis”.

Por fim, é só indicar quais as pastas que pretende manter seguras contra ataques de Ransomware, ou outro tipo de malware que proceda à alteração dos ficheiros.

Esta é uma funcionalidade bastante interessante mas começa desativada no Windows. Para ativar é só seguir os passos explicados anteriormente.

Leave a comment