Como melhorar os consumos de energia no Windows 10

Por muito que tentemos poupar energia, os nossos computadores acabam por consumir o que as baterias têm disponível e somos obrigados a carregá-la. Esta é uma consequência natural.

Muitas vezes procuramos poupar o máximo para aumentar a vida útil da bateria, mas nem sempre é possível. Com a Fall Creators Update, o Windows 10 trouxe uma novidade que vai ajudar todos a poupar ainda mais energia e a prolongar a utilização do computador.

A Microsoft tem tentado fazer do Windows 10 o seu melhor sistema operativo de sempre, sendo por isso muitas as novidades que vão surgindo.

Com a última grande atualização veio uma novidade no campo da energia e dos consumos: o Power Throttling, que permite que todas as aplicações possam ser controladas e que os consumos de energia em segundo plano possam ser eliminados, entregando ao Windows este controlo e gestão.

Como ativar o Power Throttling no Windows 10

Na verdade, o Power Throttling já vem ativo para todas as aplicações no Windows 10, mas cabe ao utilizador definir quais as que quer delegar ao Windows a gestão.

Comece por abrir as “Definições” do Windows. Depois procure a opção “Sistema” (System) e aí escolha “Bateria” (Battery).

Para avançar encontra, abaixo da percentagem de bateria, a opção “Utilização de bateria por aplicação”. Selecione-a e o processo irá continuar.

O próximo passo é ver a lista de todas as aplicações ativas nas últimas 24 horas e que consumiram bateria. Cada uma delas pode ser expandida e os consumos de energia observados.

Caso a aplicação o permita, poderá ser possível ativar ou desativar a gestão automática de energia do Windows, garantindo assim consumos mais equilibrados.

Importa referir que nem todas as apps podem ser controladas com o Power Throttling. As que funcionarem exclusivamente em primeiro plano ou segundo plano estão excluídas. As restantes estão prontas.

Daqui em diante só precisa de controlar os consumos diretamente na barra de energia.

Esta é uma forma simples e direta de diminuir os consumos de energia no Windows 10.

Leave a comment