Não deixe que o seu Windows 10 fique sem espaço em disco

Apesar dos computadores mais recentes trazerem uma simpática quantidade de memória de armazenamento, quem tem máquinas mais antigas, por vezes tem de “travar uma luta” para conseguir libertar algum espaço em disco.

Uma máquina com falta de espaço em disco, especialmente na partição principal, torna-se muito lenta e às vezes é mesmo difícil o seu acesso. Hoje deixamos uma pequena dica para Windows que não o deixará ficar sem espaço em disco.

O Windows 10 é provavelmente o sistema operativo mais completo da atualidade. A Microsoft dotou-o de fantásticas funcionalidades que garantem ao utilizador uma enorme manobra de personalização. A funcionalidade que apresentamos hoje não é nova no Windows mas a verdade é que se encontra meia escondida.

Chama-se Quota e permite que se definam quotas de utilização numa partição em disco. Ou seja, ativando a gestão de quotas, pode limitar a utilização de espaço em disco e até gerar notificações. De referir que esta funcionalidade apenas está disponível em partições NTFS.

Como ativar a gestão de quotas no Windows 10?

Primeiro deve abrir o Explorador do Windows (Tecla Win + E) e em seguida, com o botão do lado direito do rato, selecionar a opção Propriedades

 

Em seguida selecione o separador Quota e carregue em “Mostrar Definições de quota” e depois é só a ativar a opção “Ativar gestão de quotas”

Por fim é só indicar o limite de quota para a utilização daquele volume. Aqui deve analisar bem as suas necessidades para não definir uma quota aquém do necessário.

Se têm normalmente problemas com a gestão de espaço em disco, ative esta opção como forma de segurança. Como referimos, depois de um disco estar quase “cheio”, torna-se difícil aceder ao sistema operativo por este se tornar mais lento.

 

Leave a comment