Dia da Internet Mais Segura 2018

Ontem comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura, uma data cada vez mais importante nos dias de hoje. Atualmente, fazemos quase tudo a partir da Internet, compras, pagamentos, emails, postagem de fotos, pelo que a segurança nos mais diversos meios se assume como imprescindível.

Empresas como a Google ou o Facebook, proprietários de plataformas com milhões de utilizadores, têm a obrigação de disponibilizar os mecanismos e as ferramentas de segurança necessárias. Será que o utilizador conhece essas ferramentas?

Google: ferramentas-chave para proteger o utilizador online

Com a pressão constante de melhorar a segurança e a privacidade dos seus utilizadores, a empresa lançou recentemente uma nova versão da Verificação de Segurança que oferece uma orientação personalizada para ajudar a aumentar a segurança da sua conta.

Estes locais que agora identificamos, deverão ser usados por cada um de nós, enquanto “clientes” da Google, para proteção dos nossos conteúdos e salvaguarda da nossa privacidade. Aceda ao Google Play Protect e verifique automaticamente as aplicações para manter os seus dados e dispositivos seguros.

Facebook: vamos falar de privacidade?

O Facebook também lhe quer dar ferramentas para que possa controlar toda a informação que partilha com terceiros. Existe uma ferramenta, a Verificação de Privacidade que permite rever quem pode ver as suas publicações e informação de perfil, quem pode ver o seu número de telemóvel e endereço de e-mail.

Safer Internet Day – o Dia da Internet mais Segura

No dia de ontem, 6 de fevereiro, as partes interessadas juntaram-se para comemorar o Dia da Internet Mais Segura 2018, que teve como tema: “Crie, ligue e partilhe o respeito: uma Internet melhor começa consigo”.

Este é um apelo à ação para que cada uma das partes interessadas faça o seu papel na criação de uma Internet melhor para todos, em particular os utilizadores mais jovens em todo o mundo. Mais do que isso, é um convite para que todos se juntem e se envolvam de forma respeitosa, de modo a garantir uma melhor experiência digital.

Estas mensagens poderão ser uma forma de espevitar as consciências dormentes dos intervenientes da Internet.

Leave a comment