Como eliminar e-mails antigos via pesquisa avançada no Gmail

Milhões de utilizadores tiram proveito do espaço gratuito que o Gmail lhes fornece. Contudo, este espaço de 15GB vai-se tornando escasso ao longo do tempo, porque não apagamos os e-mails antigos, sendo que alguns deles ocupam imenso espaço.

Se não quer pagar mais, se não quer deixar de usar a sua conta, que tal limpar o que é pesado e o que é velho da caixa de correio?

Existem comandos de pesquisa avançada que lhe irão permitir selecionar estes e-mails de uma forma muito simples e rápida. Vamos a isso?

Pesquisar por tamanho dos anexos

1.º Passo: Entrar na sua conta Gmail

Vá para a sua conta Gmail, veja se tem, antes de mais, o Lixo vazio, a pasta SPAM limpa e se tem pastas marcadores que realmente interessam.

2.º Passo: Na barra de pesquisa dentro do Gmail, (não é na barra de pesquisa do browser) vamos escrever e correr alguns “comandos”:

Procurar mensagens que contenham anexos até 10 MB: smaller:10MB. Depois de escrever esta ordem ao Gmail, o sistema irá mostrar todas as mensagens que contenham anexos de até 10 MB.

Procurar mensagens que contenham anexos maiores que 5 MB: larger:5MB. Esta ordem irá dizer ao Gmail que quer ver mensagens que contenham, no mínimo, um determinado tamanho, neste caso 5 MB;

Procurar mensagens que contenham anexos menos de 10 MB e maiores que 5 MB: smaller:10MB larger:5MB. Caso pretenda encontrar mensagens dentro deste intervalo, isto é, todos os e-mails que contenham 5 MB pelo menos e 10 MB no máximo.

Estes valores podem ser alterados pelo utilizador. Certamente poderá, em casos mais específicos, apertar a margem com outros tamanhos de ficheiros.

Pesquisa por antiguidade das mensagens

A Google oferece alguns comandos que servem de “operadores de pesquisa avançada”, que permitem afinar ainda mais a pesquisa que pretende fazer. É através destes comandos que irá conseguir encontrar de forma rápida os seus e-mails mais antigos e que se poderá ver livre deles.

Encontrar os e-mails mais antigos

Antes de mais é importante definir desde que data pretende começar a eliminar os seus e-mails. 30 dias, 2 anos, 3 anos?

Depois de ter este período definido basta utilizar na pesquisa o seguinte parâmetro: older than. Seguido do older_than deverá então ser indicado o período pretendido em dias (d), meses (m) ou anos (y).

 Por exemplo:

Se pretende eliminar as mensagens com mais de 3 anos, na barra de pesquisa deverá escrever o seguinte:

older_than:3y

ou

older_than:36m

Selecionar tudo e eliminar

O processo de eliminação das mensagens passa então a ser simples, basta selecionar todas as mensagens resultantes da pesquisa (ao selecionar todas as mensagens da página irá surgir uma mensagem a sugerir a seleção de todas as conversar correspondentes à pesquisa, onde poderá clicar) e eliminar todos estes e-mails.

Convém salientar que as mensagens eliminadas permanecem na pasta do Lixo durante 30 dias de onde podem ser recuperadas. Depois desse período serão eliminadas automaticamente e de forma permanente.

 

 

Leave a comment