Asus substitui trackpad por um ecrã no novo Zenbook Pro

O novo Asus Zenbook Pro é o modelo mais avançado da linha de computadores premium da marca de Taiwan e para fazer jus a esse lugar na hierarquia traz uma novidade: um ecrã sensível ao toque, sensivelmente do mesmo tamanho dos que se encontram nos smartphones, no mesmo local onde normalmente está instalado o tradicional trackpad.

Ao contrário da solução implementada pela Apple com a Touch Bar, o trackpad não rouba espaço para teclas físicas e faz exatamente aquilo que os touchpads normais fazem: substituir o rato.

O ecrã chama-se ‘ScreenPad’ e tem 5,5 polegadas com uma resolução 1920 X 1080. Pode ser transformado em lançador de programas com ícones que servem de atalho para ativar as aplicações que utiliza mais, mas também pode ser uma calculadora, calendário ou um teclado numérico. Pode ainda servir de ecrã para vídeos do Youtube, através de uma extensão do browser Chrome, ou servir de segundo ecrã para o computador.

A Asus trabalhou com a Microsoft para integrar funcionalidades do Office no ‘ScreenPad’, por isso pode aceder a funções do Word, Excel e PowerPoint diretamente no pequeno ecrã. Outra função interessante que este ecrã proporciona é a de controlador de reprodução de aplicações de vídeo e áudio.

Na apresentação a empresa anunciou que vai disponibilizar um kit de desenvolvimento para fomentar a criação de aplicações compatíveis.

O Zenbook Pro chegará às lojas americanas a meio do mês de Julho. Ainda não há indicação de preços e disponibilidade para o mercado português.

Via PC Guia

Leave a comment