HP renova linha de computadores e impressoras e destaca sucesso dos seus serviços

HP renova linha de computadores e impressoras e destaca sucesso dos seus serviços

A HP apresentou uma linha de produtos, desde novos portáteis, computadores de gaming, impressoras domésticas, impressoras 3D, e até sistemas de realidade virtual numa parceria com a HTC VIVE, equipamento que está a distribuir.

Alexandre Silveira, marketing manager da fabricante em Portugal, começou o evento por apresentar estatísticas, que indicam que 62% da força de trabalho dos millenials trabalham em mais de um local. Mais de 65% colaboram várias vezes ao dia entre si e 81% dos utilizadores fazem tarefas de trabalho no seu tempo pessoal. E como se divertem? Segundo a HP é tudo especializado. Se antigamente um PC servia para trabalhar, jogar ou ouvir música, agora há uma especialização da oferta, desde PCs para gaming ou para trabalhar. Mesmo no campo da impressão, já há impressoras de bolso, para fotografia ou para desktops.

Outra questão colocada é como é feito o consumo dos equipamentos? Os millenials trocaram o sistema transacional para contratual. Ou seja, deixam de querer ter a posse dos bens, optando por uma experiência com as mesmas. O Airbnb, o Uber ou o Netflix são exemplos disso de serviços. Nesse sentido, a empresa apresenta o HP Instant Ink que troca a compra dos consumíveis por serviços.

José Correia, diretor geral da HP Portugal, falou sobre o estado da empresa, mencionando o “reboot” ou o “split” desta nova divisão focada nos consumidores, e nas experiências que os seus produtos proporcionam. Esta nova fase tem sido um teste para a medição com os seus acionistas, tendo subido em 60% o número de share holders. Cresceram nas receitas nos últimos cinco trimestres sucessivos. José Correia refere que o sucesso passou pela inovação interna, substituindo os sistemas por versões atuais, capazes de se tornarem mais ágeis e produtivos, e dessa forma reduzir custos. Esse retorno permite criar bolsas de investimento para se tornarem ainda mais agressivos no mercado.

Se até há três anos a HP andava a disputar o mercado com a Lenovo, José Correia refere que nos últimos cinco trimestres é líder indiscutível do mercado dos PCs, com crescimentos na ordem dos dois dígitos. A área de gaming há dois anos estava adormecida, mas agora são líderes em alguns dos mercados pelo mundo, refere o diretor geral.

Regresso às origens: o negócio das impressoras

O Immersive computing é outra área onde a HP vai apostar, desde a realidade virtual e aumentada, mas também nas impressoras 3D. Por falar no mercado das impressoras, a HP considera que regressou à atividade doméstica, com novos produtos e serviços como o instant ink e o Sprocket. A área da reciclagem foi uma aposta da empresa, que através do programa HP Planet Partners amealhou os materiais espalhados pelo mundo, numa postura “amiga do ambiente”.

A HP apostou ainda em elementos de acessibilidade, como os comandos de voz, ou mesmo sensores de movimento para ajudar pessoas cegas a interagir com as impressoras.

Pedro Fragoso da HP, falou na aposta da impressa de grande formato, desde os posters a fotografias para colocar em molduras na parede. A nova tecnologia apresenta um sistema de dual drop, ou seja, gotas de diferentes dimensões, para os detalhes e para os preenchimentos. A tecnologia Pixel Control permite um aumento de qualidade nas impressões de grande formato. Anteriormente, as impressoras utilizam entre 12 a 8 tinteiros, agora consegue-se o mesmo resultado com apenas seis graças à nova “cabeça” inteligente criada pela HP. A máquina faz ainda a chamada pós-produção das fotografias, cortando as margens das folhas, numa impressão pronta a ser aplicada.

 

Para ajudar os utilizadores e clientes, a HP disponibiliza diversos produtos e serviços na sua cloud, com templates pré-formatos para serem utilizados em impressoras de grande escala, com os tamanhos necessários. Entre elementos pagos ou gratuitos, as pessoas apenas necessitam de editar os campos de forma intuitiva e rápida, como explicou Pedro Fragoso, responsável pela área da empresa.

Paulo Matos, responsável pela área de impressão de consumo da HP, apresentou duas novas monolasers, a HP Laser Jet Pro M15 e MFP M28 Series, consideradas as mais pequenas do mundo. Estes equipamentos receberam uma redução de 35% no tamanho.

HP Sprocket Plus foi concebido para imprimir fotografias a partir do smartphones, com o novo modelo a obter 30% de mais tamanho. É um mercado onde o “renascimento” das fotografias instantâneas ao género das Polaroid tem vindo a crescer. Também o serviço de subscrição do Instant Ink (substituição de tinteiros) tem crescido, com um rácio de adoção nos 9%, e obtendo uma fidelização de um ano na casa dos 95%.

No campo das impressoras 3D, o fabricante introduz no mercado os modelos HP 3D Jet Fusion. Carlos Marto, representante do setor, refere que o mercado da fabricação de materiais vale 12 triliões, sendo a área da impressão 3D uma pequena gota nesse “oceano”, o que significa que existe um grande potencial no segmento. Desde as placas para os circuitos eletrónicos, com as propriedades ou cores necessárias, o preço de fabricação e a seleção de materiais são estratégias que permitem o crescimento do 3D.

Uma das novidades é introduzir nas peças os gradientes de cores necessários, e não “algo aproximado” como são as soluções atuais. As peças impressas podem conter elementos condutores, foto-luminescente, translúcidos ou elásticos, propriedades que podem ser cruzadas e obtidas na mesma peça. Desta forma, será possível imprimir a base, as marcações e até os circuitos integrados já impressões na peça, segundo a HP.

A HP conta atualmente com 3.000 revendedores, distribuindo a sua área de negócio em 45% para particulares e 55% para empresas. A empresa tem mais de 100 técnicos especializados.

Via SAPOTEK

Leave a comment